fbpx
4 dicas para se tornar um desenvolvedor Python mais produtivo e bem-sucedido

Ser produtivo como desenvolvedor Python ou de qualquer outra linguagem pode ser difícil. A maior parte de toda a comunidade desenvolvedora é formada de profissionais que produzem de forma mediana. São aqueles profissionais que ganham uma renda média ou que estão na faixa média da carreira. Entretanto, há o 1% no topo da carreira que são aqueles que produzem em um nível muito alto. Se você quiser se tornar um desenvolvedor altamente produtivo e bem-sucedido, veja as três dicas a seguir, inspiradas no post do desenvolvedor e blogueiro Priyanshu Saraf.

1. Estude as pessoas bem-sucedidas

Sempre tente estudar as pessoas bem-sucedidas. Pense em Mark Zuckerberg ou Bill Gates, pessoas que produzem não 2x mais que um desenvolvedor normal, não 10x ou 100x, mas 1.000x mais que um desenvolvedor mediano. São aqueles que conseguem alcançar em um ano algo que um desenvolvedor normal alcançaria em 1.000 anos. Isso pode parecer absurdo, mas é possível. Vamos ver o que os diferencia.

Eles digitam sem olhar para a tela

Digitar sem olhar para a tela é uma das habilidades mais importantes. Não só faz você digitar extremamente rápido, mas também permite tentar e errar mais rápido. Afinal, é tudo questão de tentativa e erro. Quanto mais rápido que você digita, mais rápido comete erros e mais rápido pode aprender com esses erros. Se você conseguir escrever código muito rápido, então poderá produzir muito rápido, o que, por sua vez, permite captar mais clientes.

Eles não se importam com a opinião dos outros

Se começar a pensar sobre a opinião dos outros, você nunca será bem-sucedido. O mundo tem pessoas positivas e negativas e ignorar a opinião dos outros não significa que você irá ignorar pessoas tentando dar feedback. Se seus amigos começarem a dizer “você mudou!” ou “você não responde mensagens!”, você precisa tirar um tempo deles. Mas se alguém estiver tentando lhe dar feedback sinceramente ou tentando dizer como se aprimorar, então você deve levá-los em consideração e melhorar.

Ser completamente desagradável não vai ajudar você, mas tente evitar o máximo de pessoas negativas. É melhor se cercar de pessoas que o motivam ou que querem que você tenha sucesso, em vez de sabotá-lo.

Lembre-se, o sucesso deixa pistas. Estudar pessoas bem-sucedidas mostrará como elas “se viraram” e como você pode se tornar uma versão melhor de si mesmo. Nós só precisamos ser como um detetive e tentar identificar essas pistas.

Algumas dicas podem ajudá-lo a ser um desenvolvedor Python mais produtivo
Algumas dicas podem ajudá-lo a ser um desenvolvedor Python mais produtivo | Imagem por pikisuperstar – br.freepik.com

2. Aprimore suas habilidades de comunicação

Se você quer trabalhar em empresas grandes, deve esperar que gastem de 20 a 30 segundos lendo seu currículo, porque sempre há centenas de candidaturas quando uma vaga é aberta e seu currículo precisa se destacar.

Mas existe mais uma coisa que você pode ter que é mais poderosa que um CV incrível, uma indicação. Indicações costumam vir de pessoas que já estão na empresa. Se você conseguir apenas uma indicação, então você será considerado um possível contratado para desenvolvedor Python.

Como suas habilidades de comunicação podem ajudar você?

Se suas habilidades comunicativas forem boas e você tiver amigos que trabalham em boas empresas, pode conseguir ótimas indicações. Pessoas que trabalham em empresas big tech costumam ser altamente capacitadas. A empresa confia em seus funcionários e frequentemente eles podem recomendar que observem você ou seu perfil.

Isso dá aos empregadores uma ideia clara de quem você é, porque, se alguém está recomendando, você deve ser bom no que faz. Mas para conhecer pessoas em big techs é preciso ter boas habilidades de comunicação.

Pessoas que trabalham nessas empresas são como você e também não querem ficar cercadas de pessoas que as desapontam ou não lhes dão apoio. Se você puder entrar em projetos com elas e mostrar o seu talento, elas terão interesse em trabalhar ao seu lado. E isso aumentas suas chances de conseguir aquele cargo.

Além disso, se você entrar em qualquer empresa de tecnologia, verá desenvolvedores Python como você trabalhando em equipe. Por isso, essa é outra habilidade extremamente importante. Lembre-se, programação é um esporte em equipe. Você precisa ser bom na comunicação.

Sempre que encontrar alguém, conte o que está fazendo, fale sobre os bugs, mas não fique com medo. Eles ficarão felizes em ajudar se estiver preso e você encontrará a saída. Habilidades de comunicação podem ser muito úteis e cruciais para o seu sucesso.

3. Cuide da sua saúde

Saúde é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer um. Lembre-se do slogan “Health is Wealth” (saúde é riqueza). Isso é totalmente real. Apenas cuidar da sua saúde já fará uma diferença na sua vida e carreira. Muitos desenvolvedores passam noites acordados porque acham que é algo desejável. Isso não é recomendável em nenhuma idade e café pode ser bom até certo ponto, mas tente evitar excessos e levar uma vida saudável.

Sendo um desenvolvedor Python, você tem que olhar para telas o dia todo. É crucial dar um descanso para os seus olhos e seu cérebro.

4. Faça um bom curso Python para apripomorar sua técnica

web crawlers e web scrapers
Fazer um bom curso Python não é apenas recomendado para iniciantes, mas qualquer um queira se manter atualizado e reciclar conhecimentos | Imagem Freepik

Para aprender coisas novas e elevar o nível do seu código, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLearn e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa.

Desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções.

Estudando na ByLearner você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você. Você irá contar com apostilas e livros oficiais, venha aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida.

Abra muitas portas no seu futuro profissional em um mercado de trabalho cada vez mais promissor com a gente!

Essas foram algumas dicas que recomendamos para qualquer desenvolvedor Python. Focar em soft skills (habilidades comportamentais) é essencial e, depois de treinar suas hard skills (técnicas), elas serão importantes para que você se destaque. Se quiser ter mais sucesso, é importante seguir alguns desses passos, embora existam muitas outras coisas que você também pode fazer.

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.