fbpx
Melhores editores de código para programadores Python iniciantes

Um dos grandes atrativos do Python é com certeza a sua simplicidade e legibilidade, o que torna o dia a dia do programador muito mais prazeroso. No entanto, para aumentar ainda mais a produtividade, é fundamental escolher bem suas ferramentas de trabalho, começando pelo ambiente de desenvolvimento.

Os IDEs e os editores de código vêm facilitar ainda mais a vida dos desenvolvedores Python iniciantes, organizando o código com recursos como destaque e cores e reunindo diferentes ferramentas em um único ambiente.

Se você está começando a sua carreira como desenvolvedor Python e ainda não escolheu seu ambiente de desenvolvimento, esse texto é para você. Aqui, separamos os melhores IDEs e editores de código para programadores Python iniciantes.

Melhores IDEs e editores de código para programadores Python iniciante

Uma dica que não pode faltar para programadores Python iniciantes é escolher bem suas ferramentas de trabalho | Imagem Freepik

Notepad ++

Notepad ++ é um dos editores de código Python mais populares do mercado. É gratuito e tem código aberto. Sua maior vantagem é a simplicidade: é um editor de código puro. É recomendado especialmente para alguém que está começando a editar e pode ficar sobrecarregado com um ambiente mais complexo, por isso, é o editor de código ideal para programadores Python iniciantes.

No entanto, o Notepad ++ é uma opção simples e maravilhosa não apenas para desenvolvedores Python iniciantes, mas também para desenvolvedores de qualquer nível. Muitos desenvolvedores profissionais usam o Notepad ++ como seu driver diário porque é leve, eficaz e faz o que precisa ser feito.

Suas características principais são:

  • Realce de sintaxe
  • Syntax Folding
  • Pesquisar / Substituir
  • Altamente personalizável
  • Preenchimento automático
  • Interface da guia de vários documentos
  • Aumentar e diminuir o zoom
  • Ambiente multilíngue compatível

Escolher um editor de código em vez de um IDE pode ser uma boa alternativa para se familiarizar melhor com a lógica da sintaxe do Python, internalizar as principais funções e praticar fundamentos básicos. Assim, fica muito mais fácil manter o seu código organizado, limpo e em conformidade com as boas práticas da programação.

Boas Práticas com Python

Baixe no link abaixo nosso e-book completo e totalmente gratuito

No entanto, o Notepad+++  tem a desvantagem de ser um software apenas para Windows.

IDLE

IDLE é o IDE padrão que você encontra na instalação Python. Inclui todos os recursos principais, como uma janela de shell do Python, preenchimento automático, realce, recuo inteligente e uma ferramenta de depuração básica.

IDLE é um IDE limitado projetado para alunos. É leve e não inclui muita personalização para evitar sobrecarregar novos usuários, por isso, é uma excelente opção de IDE para desenvolvedores Python iniciantes. No entanto, quando você chegar a projetos maiores, verá que as ferramentas de organização e desempenho do IDLE começam a mostrar seus defeitos.

Thonny

Thonny é um dos IDEs Python gratuitos. Ele foi projetado para ser o ambiente de desenvolvimento ideal para iniciantes. Sua interface de usuário é simples e vem com realce, preenchimento automático, depuração e formatação automática integrados.

A desvantagem do Thonny é que ele não possui os recursos avançados de IDEs como o PyCharm ou as ferramentas especializadas para aplicativos específicos disponíveis para o Spyder. Como resultado, você eventualmente terá que fazer a transição para outro IDE assim que seus programas se tornarem mais complicados.

No entanto, o Thonny é o ambiente de desenvolvimento ideal para programadores Python iniciantes, com ele você não ficará confuso com o excesso de recursos e sua simplicidade é de grande ajuda para quem ainda está se familiarizando com a linguagem e precisa internalizar a lógica.

Melhor curso para programadores Python iniciantes

Para programadores Python iniciantes, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho
Para programadores Python iniciantes, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho | Imagem Freepik

A ByLearn possui o curso mais completo do mercado, com a melhor seleção de materiais, excelente apoio pedagógico e certificação amplamente aceita no mercado. Nosso curso é adequado tanto para programadores Python iniciantes, quanto para aqueles mais experientes que buscam atualizações.

Nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior vai te ensinar tudo o que precisa sobre o Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e finalizando com um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nós fazemos atualizações constantes e colocamos à disposição um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Além disso, temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Então, quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.