fbpx
Ruby ou Python? Qual linguagem você deve aprender

Você decidiu entrar para o campo da tecnologia e agora está se perguntando qual linguagem de programação deve aprender primeiro? Qual linguagem é mais simples de aprender? Qual tem os melhores salários? Onde estão os melhores empregos? Neste texto, vamos te apresentar duas das linguagens mais almejadas atualmente e te ajudar a responder a pergunta: Ruby ou Python, qual escolher?

Ruby ou Python: Conheça um pouco mais sobre essas duas linguagens

Ruby e Python são duas das linguagens de programação mais populares atualmente, especialmente como primeiras linguagens. Ambas surgiram em meados dos anos 90 e foram criadas para atender às necessidades da comunidade de programação: as duas são linguagens orientadas a objetos, dinâmicas e com muitas funcionalidades. São linguagens de uso geral e muito flexíveis, por isso, podem ser usadas para quase qualquer coisa: é possível manipular um banco de dados, criar um aplicativo web ou programar um script.

No entanto, apesar de todas essas semelhanças e de terem surgido com o objetivo em comum de escrever um código limpo, consigo e legível, Ruby e Python possuem filosofias muito diferentes.

O Ruby foi criado em 1995 pelo cientista de computação japonês Yukihiro Matsumoto. É uma linguagem de programação criada com o objetivo principal de ser fácil e divertido de usar, com foco no lado humano da programação. Ele tem muitos recursos, como por exemplo tipagem dinâmica, gerenciamento automático de memória e coletor de lixo. É uma linguagem que aceita bem inovações, expansível e compatível com atualizações.

Já o Python foi criado em 1991 por Guido van Rossum e é uma linguagem de propósito geral. Também é totalmente orientado a objetos e tem como princípio geral a legibilidade. Isso quer dizer que sua sintaxe é intuitiva, clara e simples. Por isso, o Python é uma linguagem fácil de usar e com uma curva de aprendizado curta em comparação com outras linguagens. No entanto, isso não quer dizer que ele é menos poderoso: o Python é uma linguagem de alto nível e é amplamente usado em praticamente todas as áreas da indústria de software. Hoje em dia é uma das linguagens mais populares do mercado, sendo usada em plataformas como Google, Dropbox, YouTube e Instagram.

Vamos conhecê-las um pouco melhor e saber qual, Ruby ou Python, se adapta melhor às suas necessidades?

Vamos aos fatos: uma comparação concreta entre Ruby e Python

Ruby ou Python: para fazer sua escolha, é preciso colocar na balança as vantagens e desvantages de casa uma das linguagens levando em conta a suas necessidades
Ruby ou Python: para fazer sua escolha, é preciso colocar na balança as vantagens e desvantages de casa uma das linguagens levando em conta a suas necessidades | Imagem Freepik

Aspectos técnicos e usos

Ruby e Python são linguagens de uso geral, totalmente orientada a objetos, flexíveis, expansíveis, com muitas funcionalidades e com grande variedade de frameworks e bibliotecas. No entanto, Ruby é mais usada para desenvolvimento web, enquanto Python é mais amplamente usada, com destaque para as áreas de aprendizado de máquina, inteligência artificial e ciências de dados.

Curva de aprendizado

Python é uma das linguagens mais amigáveis do mundo. Ele tem uma sintaxe clara, legível e intuitiva, além de ser conhecido por sua simplicidade. O Ruby, por outro lado, também se propõe a ser uma linguagem fácil. No entanto, por ser mais flexível, ela nem sempre é simples e muita gente se queixa de dificuldade para aprender.

Mercado de trabalho

Python é a linguagem que mais cresce atualmente e seu mercado de trabalho é muito aquecido, com muitas ofertas de vagas em praticamente todas as áreas da indústria de software e as remunerações oferecidas refletem esses dados. De acordo com a Glassdoor.com, o salário anual médio de quem trabalha com Ruby gira em torno de US $ 76.540 , ou cerca US $ 6380 por mês. Enquanto o desenvolvedor Python recebe em média US $ 92.000 por ano, ou quase US $ 7670 por mês.

Ruby ou Python, qual escolher?

E qual a nossa opinião, Ruby ou Python?

Aprendendo Python você vai ter uma curva de aprendizagem menor, vai poder trabalhar com uma variedade maior de projetos, ter mais vagas à disposição e ganhar um salário maior. Além disso, Python é a linguagem das ciências de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, áreas que vão dominar o futuro da indústria de software.

O que você está esperando para começar a aprender Python?

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho

Aposto que depois de ler este post você está louco para começar a aprender Python e claro que você pode contar conosco, da ByLearn, nesse processo. O nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior conta com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico.

Aliás, aqui você vai aprender tudo o que precisa sobre a linguagem Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e finalizando com um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nós fazemos atualizações constantes e colocamos à disposição um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Além disso, aqui nós temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Então, quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.