Em linhas gerais, o programador Python é um profissional que desenvolve sistemas usando a linguagem Python, desenvolvendo aplicações ou interpretando dados a partir da linguagem. Faz parte também das funções do desenvolvedor Python buscar melhorias e realizar manutenções e manutenções nas linguagens, plataformas ou sistemas.
Legal, mas o que isso significa na prática?
Neste texto, vamos te ajudar a entender o é necessário para ser um programador Python, desde seu perfil pessoal até as habilidades técnicas que é preciso desenvolver para ter sucesso na área. Vamos lá?
O perfil do programador Python
Um bom desenvolvedor Python é um profissional precisa ter, antes de tudo, uma boa capacidade de análise e uma lógica de programação forte. É preciso também gostar de lidar com dados e informação e ter facilidade de identificar e entender as estruturas dos códigos e identificar seus fluxos.
Mas isto não é tudo. Separamos para você uma lista das principais qualidades que fazem o perfil de um programador Python, explicando como cada uma delas é importante.
Analítico
Python é uma linguagem de sintaxe intuitiva e para trabalhar bem com ela é preciso de um olhar analítico, atendo aos detalhes. Olhar para uma estrutura de código e conseguir identificar a sua lógica interna e o seu fluxo é fundamental, já que você não irá trabalhar apenas com código escrito por você, mas muitas vezes também precisará trabalhar em equipe ou continuar o desenvolvimento iniciado por outra pessoa. Além disso, por ser uma linguagem em código aberto e com muita documentação disponível, frequentemente você vai trabalhar com códigos copiados da internet, que precisará interpretar antes de começar a programar com eles.
Organização
Para ser um bom programador, não basta dominar os códigos e saber fazê-los funcionar. O seu código precisa ser bem escrito para que outras pessoas possam entendê-lo sem dificuldade e para que você mesmo não se perca na sua própria linha de raciocínio. Um código bem escrito é aquele que é bem estruturado, organizado e padronizado. Por isso, organização é fundamental para trabalhar com Python.
Escrever de maneira organizada é tão importante que esta prática ganhou uma padronização a ser aprendida por todos aqueles que querem programar: são as chamadas boas práticas na programação. Neste texto, te contamos tudo sobre o tema.
Ah! E não para por aí: para te ajudar a entender passo a passo como manter o seu código dentro dessas práticas e te ajudar a elevar o nível do seu código, escrevemos um e-book completo sobre o tema e o disponibilizamos inteiramente grátis para você. Não deixe de conferir no link abaixo.
Boas práticas com Python
Baixe aqui nosso e-book totalmente gratuito
Facilidade com exatas e bom pensamento lógico
Como o Python é todo baseado em estruturas lógicas, quem tem facilidade com ciências exatas normalmente vai ter mais facilidade para entender seu funcionamento interno e seu fluxo. Pensamento lógico e matemático também é importante para a solução dos pequenos problemas e erros cotidianos.
O programador Python tem prazer em aprender
Grande parte da rotina de um programador Python é um trabalho de pesquisa e busca constante por soluções novas e criativas. Além disso, o Python é uma linguagem dinâmica e em código aberto, ela se expande e renova diariamente e conta com uma enorme documentação disponível em bibliotecas muito bem organizadas e completas.
Para ser um bom profissional Python, portanto, é necessário sempre estar explorando esta documentação. O site oficial Python é muito completo e um excelente lugar para começar a pesquisa, lá você encontra não apenas uma grande variedade de documentos, mas também aprende um pouco mais sobre a história da linguagem e seus princípios. A linguagem dispõe também de várias excelentes bibliotecas, com focos diversos. Alguns exemplos são a Pillow, a Keras e a Numpy.
Fazer um curso Python também é uma excelente maneira não só de se manter atualizado e aprender novas coisas, como também de trocar experiências. Nós aqui na ByLearn temos um curso que se adequa tanto a programadores Python iniciantes, quanto àqueles mais experientes. O nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior conta com a melhor seleção de materiais, aqui você vai aprender tudo o que precisa sobre a linguagem Python, além de contar com a melhor equipe de apoio pedagógico, aberta e disposta a compartilhar novas ideias e soluções.
Principais habilidades técnicas do programador Python
Lógica de programação e sintaxe da linguagem
Lógica de programação pode ser entendida como uma série de conceitos indispensáveis para qualquer desenvolvedor, independente da sua escolha de linguagem. Fazem parte dessa lógica conceitos como variáveis, cadeias de repetições, condições lógicas.
Esta lógica será expressa e executada através de uma linguagem específica, o próximo passo, portanto, é dominar esta sintaxe específica. Aqui o programador Python tem uma grande vantagem: a sintaxe Python é conhecida por sua simplicidade e legibilidade. Nós já explicamos essas características neste texto, não deixe de ler para entender o que é um código pythonico!
Versionamento
Além de dominar a sintaxe, é preciso manter o código atualizado e legível para outros desenvolvedores, evidenciando todas as alterações e permitindo que uma versão anterior seja acessada novamente, em caso de necessidade. É o chamado versionamento de código. Neste texto, te contamos mais detalhes, não deixe de ler!
Banco de Dados
Bancos de dados são o núcleo dos sistemas de informação e é neles que ficam armazenadas as informações. Neste texto, te explicamos quais são os principais bancos de dados utilizados atualmente, como eles funcionam e como é a sua lógica de informação. E, claro, para deixar tudo ainda mais claro, neste outro texto te ensinamos tudo o que você precisa saber para manipular bancos de dados com Python.
Ferramentas de desenvolvimento e ferramentas de gerenciamento de projetos
Por último, é preciso também dominar as ferramentas que facilitam a vida do programador Python.
Dentre as ferramentas disponíveis, os IDEs (da sigla em inglês para Integrated Development Environment) são os mais utilizados. IDEs são aplicativos criados com o propósito de unir em um único ambiente várias funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de softwares, economizando tempo. Além disso, eles são pensados para ajudar a não interromper o fluxo de trabalho, eliminando pausas que podem interromper o raciocínio.
Além das IDEs, outras ferramentas também são muito presentes dentro das empresas, como as ferramentas de gerenciamento de projetos, cujo exemplo mais famoso é a Trello.
Agora que você já sabe o que é preciso para ser um bom programador Python, que tal entender mais sobre o mercado de trabalho e descobrir como o Python está presente nas grandes empresas?
Gostou do nosso conteúdo? Tem sugestões para os próximos tópicos? Deixe um comentário abaixo e não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e assinar a nossa newsletter 😊
Newsletter
Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn