Todo mundo sabe que suas informações pessoais estão inseridas em inúmeras bancos de dados: número de telefone, endereço, compras no cartão de crédito, histórico de buscas. No entanto, apesar de ser um termo muito comum, relativamente antigo e muito presente em nossas vidas, nem todo mundo consegue encontrar uma definição e explicar bem o que são bancos de dados, não é verdade? Eles são como estruturas invisíveis que estão nos bastidores das nossas vidas e fazem o mundo informatizado funcionar como o conhecemos.
É muito comum associarmos bancos de dados a arquivos. No entanto, quando falamos em arquivo, imediatamente nos vem à mente a imagem de uma sala empoeirada, com pouca iluminação, com paredes cobertas do chão ao teto de pastas cheias de papéis antigos. Mas todos nós sabemos que esta não é mais a realidade. Se no passado as empresas guardavam todas as suas informações em de forma física, o surgimento dos computadores e sua evolução possibilitaram que todos esses arquivos fossem digitalizados e assim surgiram os bancos de dados, que rapidamente se tornaram o núcleo dos sistemas de informação.
Neste texto, vamos te ajudar a compreender melhor o que são bancos de dados, as suas diferentes formas e seus diferentes usos. Vamos lá?
Dados x Informações
Segundo a definição da Wikipedia, bancos de dados são “coleções de dados que se relacionam de forma a criar um sentido”.
Esta definição, no entanto, é muito ampla e poderia abarcar todo e qualquer sistema que reuna dados (a lista telefônica da sua avó, ou o controle de vendas do mercado da equina).
Os bancos de dados que estamos falando são sistemas que armazenam informações de maneira organizada, consistente e protegida.
Esse gerenciamento se dá através do Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD) que permite que dados sejam acrescentados, excluídos e acessados conforme a necessidade.
Nós podemos entender o SGDB como um software que faz a intermediação entre os dados e o usuário.
Para entender o funcionamento de um banco de dados, no entanto, é necessário perceber a diferença de um dado e uma informação: dados são fatos não interpretados, em sua forma primária e ainda desprovidos de sentido.
Já uma informação é feita através da organização desses dados primários de modo que gerem conhecimento.
Assim, um banco de dados é um sistema que estrutura os dados e os metadados (dados sobre um determinado dado) para permitir a extração de informações.
Organização de bancos de dados
Existem duas formas principais de organização de bancos de dados: relacional e não-relacional. Os primeiros são criados com orientação a conjuntos e por isso suas informações são organizadas em tabelas, integrando as colunas e linhas. Assim, nas colunas temos a categorização dos dados e nas linhas sua descrição. Este modelo é o mais utilizado e é ideal em cenários de pouca complexidade porque os dados podem ser recuperados rapidamente. A linguagem de manipulação utilizada é a SQL (da sigla em inglês Structured Query Language, Linguagem de Consulta Estruturada, em português).
O segundo modelo de organização, o não relacional, é utilizado para armazenamento de dados mais complexos e aqueles que não podem ser tabulados, como imagens e mapas, ou dados mistos.
Sua maior vantagem é que, como não existe associação prévia entre as informações, é mais fácil realizar alterações ou exclusões do seu conteúdo. Possui alta performance e mantém todos os registros em um único ambiente, utilizando a linguagem, NoSQL (Not Only SQL).
Tipos de bancos de dados
Existe uma grande variedade de bancos de dados para cada uma das duas categorias. Aqui, falaremos dos três mais usados, explicando suas características gerais e suas vantagens.
Oracle
Lançado em 1980, é provavelmente o banco de dados relacional mais utilizado do mercado. Suas principais vantagens são sua segurança e capacidade de gerenciar um grande volume de dados. Roda no Windows e no Linux, no entanto, é pesado e exige um hardware poderoso.
SQL Server
Criado pela Microsoft em 1989, o SQL é ideal para quem usa os pacotes de programas da empresa, especialmente o Excel, por possui várias ferramentas úteis de integração.
Trabalha com sistema de criptografia para garantir a segurança e trabalha com uma variação da SQL, a Transact-SQL. No entanto, passou anos rodando apenas no Widowns e por isso perdeu bastante espaço no mercado.
MySQL
O grande diferencial do MySQL é o fato de ele ser um banco de dados relacional de código aberto, possuindo licença de software livre.
É fácil de usar e tem um alto nível de segurança, além de ser facilmente integrado com o PHP dos pacotes de hospedagem mais comuns.
É utilizado por empresas como por exemplo:
- Facebook;
- Google;
- Nasa.
Bancos de dados e Python
Como já explicamos neste post, Python é a linguagem ideal para quem deseja trabalhar com dados, tanto no seu gerenciamento, quanto na sua análise. Por ser uma linguagem acessível, portátil e com sintaxe de legibilidade intuitiva, o Python é a linguagem ideal para qualquer projeto de grande complexidade.
Através do Python você pode acessar vários gerenciadores de bancos de dados, bastando para isso instalá-los no seu computador. Neste post, contaremos tudo o que você precisa saber sobre o uso do Python para bancos de dados. Não deixe de conferir!
E se você ainda não usa Python no seu dia a dia, não deixe de conferir todas as vantagens dessa linguagem que tem o crescimento mais acelerado do mercado, marcando presença cada vez maior em todas as principais grandes empresas de tecnologia.
Nós aqui da ByLearn temos o treinamento mais completo do mercado, atualizações constantes e a melhor seleção de materiais didáticos feita especialmente para você.
Com nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa para começar a programar usando Python, contando com a melhor equipe de apoio pedagógico, aberta e disposta a compartilhar novas ideias e soluções.
Se você quer ter um gostinho do estilo ByLearner de ensinar, não deixe de baixar gratuitamente nosso e-book exclusivo, Boas Práticas com Python, e elevar o nível do seu código.
Boas Práticas com Python
Baixe agora nosso e-book completo e totalmente gratuito
Gostou do nosso conteúdo? Tem sugestões para os próximos tópicos? Deixe um comentário abaixo e não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e assinar a nossa newsletter 😊
Newsletter
Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn