fbpx
Por que aprender Python em 2020?

Sem sombras de dúvidas, Python é a linguagem que mais vem crescendo nos últimos anos, ganhando cada vez mais espaço em grandes empresas como Google, YouTube, Instagram, Amazon e IBM. Ainda não está convencido? Aqui vamos mostrar por que aprender Python em 2020 é um ótimo investimento

O Python está dominando o mercado: segundo pesquisa do GITHub de 2019, Python é atualmente a linguagem de programação com crescimento mais rápido nas empresas. Hoje ela já ocupa o quarto lugar em termos de utilização, ficando atrás apenas de Java, C e C++.

Se no início ela conquistou notoriedade pela sua funcionalidade com ciências de dados e inteligência artificial, hoje é difícil imaginar uma área onde ela não esteja presente.

Ampla aplicação, facilidade de aprendizagem e altos salários são alguns dos fatores que contribuíram para essa ascensão meteórica. Ainda está em dúvida se vale a pena aprender Python em 2020? Então vem conosco que vamos te provar que sim, vale a pena. E muito!

Para facilitar, dividimos tudo em alguns pontos:

1. Por que aprender Python em 2020: simplicidade

A linguagem Python foi criada em 1991 por Guido van Rossum com foco em produtividade e legibilidade. Por isso, é uma linguagem conhecida por sua simplicidade.

Por ser fácil de ler e possuir uma sintaxe clara, é possível entender seu código intuitivamente, sem a necessidade de conhecimentos prévios em outras linguagens.

Além disso, é também uma linguagem limpa, marcada por um baixo uso de caracteres especiais, quase nenhum uso de palavras-chave de compilação e o uso de indentação para marcar blocos.

Portanto, é muito simples seguir o raciocínio de programação e não há trechos de códigos inúteis.

Sem sombra de dúvidas, essa acessibilidade e simplicidade é o primeiro atrativo para aprender Python em 2020. Ela é ideal para quem quer começar a programar e procura sua primeira linguagem, mas também é uma ótima pedida para programadores mais experientes que buscam tornar o próprio currículo mais interessante e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Mas não se engane com esta suposta simplicidade. Apesar de simples, Python é uma linguagem poderosa, compatível com múltiplos paradigmas de programação e capaz de criar estruturas de dados complexas para grandes projetos.

Com a linguagem Python, é possível se inserir em praticamente todo e qualquer mercado de programação. A seguir, vamos entender melhor suas múltiplas aplicações, vendo alguns exemplos de áreas que utilizam cada vez mais a linguagem Python.

2. Flexibilidade e ampla aplicabilidade

Com a linguagem Python é possível fazer de tudo e ela está cada vez mais presente nas empresas, com áreas de atuação em processo de diversificação
Com a linguagem Python é possível fazer de tudo e ela está cada vez mais presente nas empresas, com áreas de atuação em processo de diversificação

Como dizíamos, apesar de ser famosa por sua simplicidade, Python é uma linguagem completa, muito flexível e de ampla aplicabilidade, podendo ser usada tanto para a programação orientada a objetos quanto programação estruturada.

Atualmente, ela marca presença em todo lugar: de análise de dados a segurança cibernética, de desenvolvimento de jogos à inteligência artificial, de processos de automação a criptomoedas.

Em seguida, confira as principais áreas de aplicação:

  • Extração de dados
  • Inteligência artificial e Ciências de Dados
  • Banco de dados
  • Customização de Interfaces e Integração de Sistemas
  • Segurança
  • Computação científica e matemática
  • Comércio e finanças
  • Computação gráfica

A lista é quase infinita, assim como pôde ver!

3. Multiplataforma

O Python é uma linguagem multiplataforma. Ela roda em qualquer sistema que tenha o seu interpretador, podendo ser utilizado em sistemas MacOs, Linux ou Windows. É também uma linguagem que pode dialogar com outras através de dialetos, como o Jython, uma possibilidade de escrever Python em Java.

Além disso, ele possui frameworks que permitem o desenvolvimento para ambientes variados, desktop, web ou móvel. O que permite o trabalho em áreas tão diversas como cálculos avançados e desenvolvimento de jogos.

4. Acessibilidade: amplo banco de dados e compartilhamento de soluções

Python é uma linguagem de código aberto, cuja documentação disponível é rica e detalhada. É possível encontrar muita coisa pronta, o que facilita o desenvolvimento.

Assim, ao aprender Python em 2020, você vai fazer parte de uma comunidade grande e engajada, com fóruns de desenvolvedores muito ativos e muito abertos a explorar novas abordagens e compartilhar soluções.

É possível encontrar online saídas para diversos problemas, o que é de grande importância não somente para iniciantes com dúvidas básicas, mas também para desenvolvedores experientes com problemas complexos.

5. O mercado de trabalho Python

Como não poderia deixar de ser, as possibilidades de carreira são outro atrativo do Python.

Nos últimos anos, a linguagem vem ganhando cada vez mais espaço em grandes empresas e hoje já está em nomes como Amazon, Instagram, IBM, Spotify, Google, YouTube e até a Nasa.

As empresas buscam cada vez mais profissionais que dominem o Python e uma das características desse mercado de trabalho é a diversidade das vagas. É possível encontrar ofertas praticamente todas as áreas de tecnologia.

Aprender Python em 2020: garantia de grandes oportunidades no mercado de trabalho
Aprender Python em 2020: garantia de grandes oportunidades no mercado de trabalho

A grande procura por desenvolvedores Python e a escassez de profissionais qualificados se refletem diretamente nos salários pagos nas empresas, que estão no topo das folhas de pagamentos para profissionais de TI.

Para se ter uma ideia, no Brasil, o salário médio de um desenvolvedor Python de nível Sênior é de R$ 8.196, quando a média salarial de um desenvolvedor Java na mesma categoria é de R$ 6.322.

Além dos altos salários, um dos benefícios de aprender o Python é a grande flexibilidade de trabalho, com grande número de vagas que oferecem o sistema home office e a possibilidade de trabalho independente, como consultor, freelancer ou dono de um negócio próprio.

Quer saber mais detalhes sobre o mercado de trabalho Python no Brasil? Leia nosso texto e confira tudo sobre os salários pagos no Brasil, as melhores cidades para trabalhar, o perfil profissional do programador Python e as ofertas de vagas que temos no cenário nacional.

É importante lembrar que o cenário é também promissor se os seus planos são trabalhar fora do Brasil: o Python ocupa lugar privilegiado nos chamados países de alta renda, que pagam os melhores salários e são referência nas tendências de tecnologia, como por exemplo:

  • Austrália;
  • Reino Unido;
  • Estados Unidos;
  • Suíça;
  • Áustria.

6. Então, vamos começar a aprender Python em 2020?

Aposto que depois de ler este post você já está louco para começar a aprender Python e claro que você pode contar conosco, da ByLearn, neste processo. O nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior conta com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico.

Aliás, aqui você vai aprender tudo o que precisa sobre a linguagem Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e finalizando com um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nós fazemos atualizações constantes e colocamos à disposição um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Além disso, aqui nós temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Então, quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.