fbpx
10 dicas para chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn

Você quer começar 2022 com um trabalho novo? Neste caso, o primeiro passo é investir no LinkedIn, rede profissional com mais de 550 milhões de usuários pelo mundo e presente em 200 países. Mas como chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn?

Então, como fazer para que a sua empresa dos sonhos te ache no meio de tanta gente?

Para isso, você precisa ter um perfil que chame atenção. É preciso escolher cuidadosamente o que você vai mostrar, quais elementos destacar e como se vender.

No post de hoje, reunimos 10 dicas fundamentais para turbinar o seu perfil e chamar a atenção de recrutadores no LinkedIn. Assim, você estará mais um passo em direção àquela vaga que você sempre sonhou.

É possível realmente chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn?

A resposta para esta pergunta é clara: SIM!

Atualmente, o LinkedIn é o principal portal para conectar recrutadores e profissionais. Por lá, você consegue encontrar vagas que se encaixam perfeitamente com você. Mas o oposto também pode acontecer. Muitas vezes, empresas entram em contato com profissionais convidando para entrevistas.

Para encontrar candidatos, os recrutadores utilizam o próprio mecanismo de busca do LinkedIn ou a ferramenta LinkedIn Recruiter. Portanto, se você quer aparecer nas buscas, é preciso ter estratégia, usar boas palavras chaves e escolher muito bem cada elemento que vai aparecer na sua página.

Em outras palavras: é preciso dominar a linguagem da rede social. Caso contrário, você não será visto e não conseguirá chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn.

Passo a passo para chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn

Para chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn, é preciso usar a estratégia certa
Para chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn, é preciso usar a estratégia certa | Imagem: Freepik

1. Escolha bem sua foto de perfil

A primeira coisa que os recrutadores vão olhar no seu perfil LinkedIn é a sua foto. Portanto, escolha uma foto que cause uma boa impressão. Você precisa de uma foto nítida e que passe um ar profissional. Dê destaque ao seu rosto e siga o código de vestimenta adequado ao cargo que você procura.

2. Escolha uma boa imagem de capa de fundo

A principal função da capa de fundo no LinkedIn é representar suas habilidades, interesses e motivações. Qual imagem representa você melhor no trabalho? A imagem deve ter 2160×1080 pixels e você pode utilizar bancos de imagens gratuitos para procurar sua capa de fundo.  

3. Escreva seu título profissional

Sua profissão e área de atuação devem estar logo abaixo do seu nome. Você não precisa informar seu cargo atual, mas use palavras-chave de fácil identificação. Uma dica aqui é saber se vender bem, destacando suas habilidades. Além da sua profissão, adicione uma ou duas habilidades que te destacam. A dica para desenvolvedores é deixar claro qual linguagem e quais tecnologias você domina.

4. Formação acadêmica

Selecione a formação com maior peso para destacar.

5. Preencha sua experiência profissional

Aqui, não economize nos detalhes. Mas seja sempre honesto e inclua experiências sólidas, com descrições em cada uma delas e as principais habilidades para cada cargo. Aqui também é importante adicionar descrições às suas experiências profissionais.

6. Fale das suas habilidades

Habilidades são aptidões específicas. Elas podem ser tanto conhecimentos técnicos (hard skills), quanto habilidades emocionais e comportamentais (soft skills). 

7. Escreva um resumo pensado para chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn

Conte a sua história de maneira clara e atrativa. É importante usar palavras relacionadas à sua área de atuação, citando cargos, sua formação e outras habilidades. Não se esqueça: para chamar a atenção dos recrutadores do LinkedIn, é fundamental aparecer nos mecanismos de busca e um passo fundamental para isso é usar as palavras-chaves certas.

8. Informações de contato

Pode parecer básico, mas muitas pessoas não preenchem adequadamente as informações de contato. Não esqueça de adicionar seu email, link para o seu porfólio e, caso possua, links para seu site pessoal ou blog.

9. Faça testes de competência

Pouca gente sabe, mas o LinkedIn oferece testes de competência, que aparecerão em destaque no seu perfil. Para conseguir a certificação, basta responder um teste de 15 perguntas e, caso você tenha desempenho melhor que 70% dos respondentes, você pode exibir uma badge no seu perfil.

10. Compartilhe conhecimento com sua rede

Utilize o espaço no seu perfil para compartilhar conteúdo interessante na sua área de atuação. Aqui, você pode também escrever tutoriais ou posts relevantes à sua área de atuação. Compartilhar conteúdo é uma ótima maneira de ganhar seguidores e novas conexões. Além disso, um recrutador que vê o seu perfil vai te enxergar como uma referência.

Mas não esqueça: para chamar a atenção de recrutadores no LinkedIn, nada melhor que ter um currículo sólido

É fundamental garantir um conhecimento sólido na sua área de atuação, investindo em um curso com certificação amplamente aceita pelo mercado.

A ByLearn tem o melhor e mais completo curso para aprender a programar do zero com Python. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem.

Estudando na ByLearn você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você. Além disso, você irá contar com apostilas e livros oficiais, venha aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida.

Curso do Python completo e com certificação?

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.