fbpx
Como escolher sua primeira linguagem de programação

Você quer entrar na área de programação, mas não sabe muito bem por onde começar? Com certeza, o primeiro passo é escolher com qual linguagem você quer trabalhar.

Com tantas opções, escolher a primeira linguagem de programação nem sempre é uma tarefa fácil. Existem vários fatores para levar em consideração: seus interesses pessoais, mercado de trabalho, possíveis vagas para o futuro.

Pensando nisso, no post de hoje vamos te dar algumas dicas para te ajudar nesse processo.

5 pontos para pensar e refletir ao escolher sua primeira linguagem de programação

Antes de escolher sua primeira linguagem de programação, pense em fatores como mercado de trabalho, perspectivas para o futuro e em qual área você quer atuar
Antes de escolher sua primeira linguagem de programação, pense em fatores como mercado de trabalho, perspectivas para o futuro e em qual área você quer atuar | Imagem Freepik

Abaixo, separamos cinco coisas que você deve observar na hora de escolher por onde começar o caminho para mudar de profissão:

1. Mercado de trabalho

Ao escolher sua primeira linguagem de programação, você precisa pensar no mercado de trabalho. Afinal, ao terminar sua formação, você espera encontrar um bom trabalho o mais rápido possível, certo?

Por isso, é fundamental pesquisar muito em sites de ofertas de emprego e também conversar com outros programadores. Há ofertas de vagas? Qual os salários iniciais e médios para programadores desta linguagem? 

2. Perspectivas de longo prazo

Também devem entrar na conta as perspectivas de longo prazo. Quais são as previsões para o futuro? A linguagem está em crescimento? Consegue se atualizar? Está conectada com áreas da tecnologia em crescimento?

3. Sua primeira linguagem de programação deve ser fácil de aprender

É comum ouvir de pessoas que estão aprendendo a primeira linguagem de programação sobre as dificuldades de entender os conceitos básicos e a lógica básica. Isso pode ser bastante desmotivador para quem está começando.

Por isso, muito importante também é analisar a facilidade de aprendizagem. É sempre bom começar com uma linguagem mais fácil de aprender, com sintaxe clara e uma lógica geral mais compreensível. Afinal, escolhendo uma linguagem muito difícil, você pode acabar desistindo.

4. Quais projetos você pode construir

Você deve pensar nos seus interesses e se a linguagem escolhida vai te ajudar a fazer projetos que você realmente acredita. Neste ponto, vale também a pena pensar na comunidade e na facilidade para trocar dicas e compartilhar insights.

5. Versatilidade 

Se você quer tornar-se um programador, mas ainda não sabe exatamente em qual área quer atuar, é bom começar com uma linguagem versátil, que pode ser usada em diferentes frentes. Dessa forma, você vai poder experimentar diferentes posições, até achar a que você mais se identifica.

Aqui vale pensar que escolher uma linguagem muito específica pode diminuir suas opções no futuro.

Python como primeira linguagem de programação

Python é a linguagem de programação que mais cresceu nos últimos anos, tendo superado Java em popularidade. Em 2019, Python ocupou o terceiro lugar de popularidade no GITHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

A verdade é que Python veio para ficar, sobretudo com o crescimento da importância de processos de automação e ciência de dados.

No entanto, apesar de serem as mais faladas, estas são apenas duas de suas inúmeras possibilidades de aplicação. Junto com o crescimento, veio também o aumento e a diversificação das ofertas de vagas no mercado de trabalho.

As empresas buscam cada vez mais programadores Python para atuar em áreas tão distintas como inteligência artificial, análise de dados, computação gráfica, big data, automação, desenvolvimento de jogos.

Além disso, Python possui uma sintaxe clara e intuitiva, o que como primeira linguagem de programação é ideal.

Python é uma linguagem em código aberto poderosa, versátil e multiplataforma. Tudo isso com documentação aberta, rica e detalhada. Por isso, você vai aprender mais rápido e encontrar grande suporte gratuito.

Aprenda Python na ByLearn e conquiste um certificado amplamente aceito pelo mercado

É fundamental garantir um conhecimento sólido na sua área de atuação, investindo em um curso com certificação amplamente aceita pelo mercado.

se torne um desenvolvedor
Com a ByLearn você vai agilizar o seu aprendizado e sair com um certificado amplamente aceito no mercado | Imagem Freepik

A ByLearn tem o melhor e mais completo curso para aprender a programar do zero com Python. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem.

Estudando na ByLearn você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você. Além disso, você irá contar com apostilas e livros oficiais, venha aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida.

Curso do Python completo e com certificação?

Venha aprender sua primeira linguagem de programação na ByLearn

Python completo – de Júnior a Sênior

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.