fbpx
Pesquisa Anaconda: Conheça um pouco mais do dia a dia das Ciências de Dados

Todos os anos, a Anaconda, plataforma de ciências de dados mais popular do mundo, divulga os resultados provenientes de sua pesquisa. Realizada na forma de questionários com profissionais das áreas de ciências e análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, o estudo é uma excelente maneira de entender as mudanças e prospectivas para essas áreas.

O estudo de 2020, intitulada de O estado das Ciências de Dados em 2020: Saindo do hype para a maturidade, foi realizada entre 12 de fevereiro e 20 de abril e entrevistou 2.360 profissionais de mais de 100 países. Os entrevistados são de diversas faixas etárias, setores e funções de trabalho, permitindo uma análise granular das respostas em diferentes variáveis, fornecendo uma visão sobre as práticas, preocupações e tendências que estão moldando a indústria, desde a educação até o mercado de trabalho.

A pesquisa explora as tendências do setor e abrange uma grande variedade de temas, cobrindo desde ferramentas e linguagens preferidas até práticas de segurança e preocupações em torno do preconceito no aprendizado de máquina. Os resultados do estudo mostram que estamos entrando em uma época mais realista dessas áreas, que vem causando grandes expectativas nas últimas décadas. São perspectivas otimistas: a demanda por talentos em ciências de dados, IA e machine learning tem sido forte nos últimos anos e continua a crescer, , mesmo com a recente crise econômica.

Quer saber mais sobre os insights levantados pelo relatório divulgado pelo Anaconda? Então vem conosco!

Segurança

Segurança é umas preocupações dos cientistas de dados que responderam ao questionário | Imagem por Freepik

Embora as empresas tenham adotado ferramentas de código aberto em uma ampla variedade de funções, suas práticas de segurança nem sempre acompanham o ritmo. Cerca de 30% dos entrevistados que têm conhecimento das práticas de segurança de suas empresas afirmaram que sua organização não possui nenhum mecanismo para proteger as ferramentas de código aberto usadas para ciência de dados e aprendizado de máquina.

Rotina de trabalho

Os entrevistados relataram que, em média, 45% do seu tempo é gasto preparando os dados (carregamento e limpeza) antes que possam usá-los para desenvolver modelos e visualizações. Quando seus modelos estão prontos para produção, eles enfrentam vários ambientes, dependências e até mesmo lacunas de habilidades antes que os modelos vejam a luz do dia.

Desafios

Quase metade dos entrevistados colocam que questões com privacidade e com preconceito são os maiores problemas a serem enfrentados pelas áreas de IA e aprendizado de máquina. Contraditoriamente, apenas 15% dos entrevistados disseram que sua equipe está lidando ativamente com a questão do preconceito, e apenas 15% das universidades incluem cursos de ética.

Mercado de trabalho

O mercado de ciências e análise de dados é um dos que mais cresce na indústria de tecnologia, com uma grande oferta de vagas e salários iniciais de quase 5 mil reais | Imagem por stories – Freepik

Mesmo com as incertezas trazidas pela pandemia do novo corona vírus, o mercado de trabalho nas áreas de ciências e análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina continua aquecido. No entanto, nem todos os profissionais estão satisfeitos com seus cargos: um terço dos profissionais de dados relataram que planejam encontrar uma nova função nos próximos 12 meses, e outros 24% esperam fazer uma mudança nos próximos três anos.

Conheça a Anaconda

Com mais de 20 milhões de usuários, o Anaconda é a plataforma de ciência de dados para Python mais popular do mundo e a base do aprendizado de máquina moderno.

Ela possibilita a instalação de diferentes versões do Python e a criação de ambientes de desenvolvimento específicos para as necessidades do seu projeto. A sua popularidade pode ser explicada porque ela traz as principais ferramentas usadas para ciências e análise de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial com apenas uma instalação. Assim, com uma configuração curta simples é possível já começar a trabalhar.

Além das bibliotecas, o Anaconda vem com o Conda, uma ferramenta para gerenciamento de projetos e ambientes operada exclusivamente a partir da linha de comando. A maioria dos projetos, pacotes e ambientes de ciências de dados do mundo real são gerenciados e ambientados no Conda. Você também pode usar o Anaconda para criar ambientes para isolar projetos construídos com versões diferentes do Python ou versões diferentes de pacotes.

Quer saber mais sobre a Anaconda? Não deixe de conferir nosso texto anterior!

Faça parte de um dos mercados mais promissores da indústria de tecnologia

O mercado de ciências e análise de dados é um dos que mais cresce na indústria de tecnologia, com uma grande oferta de vagas e salários iniciais de quase 5 mil reais. No entanto, apesar das excelentes possibilidades de carreira, no Brasil ainda faltam profissionais na área.

Como vimos, Python é a melhor e mais usada linguagem para ciências de dados. Ao dominá-la, você abrir novas portas de carreira e entrar num dos mercados com maior média salarial da área de tecnologia e alta demanda por profissionais qualificados.

O que você está esperando?

ciências de dados com python, aprenda!
O nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior é o mais completo do mercado, vem estudar com a gente e abra novas portas de carreira | Imagem por Freepik

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Aqui na ByLearner nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior.. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Além disso, ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe aqui o seu e-book completo e totalmente gratuito

Tem alguma sugestão? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | | | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.