fbpx
O que é o Git e o GitHub? Entenda para que servem e como utilizá-los

Imagine o desenvolvimento em equipe de um projeto grande e complexo, que vai ser realizado durante meses e cada desenvolvedor fica responsável por uma parte específica do projeto. Como juntar todo o código ao final do projeto? Como garantir que suas alterações não sejam sobrescritas involuntariamente por um colega? Como fazer um backup único e inteligente da totalidade do projeto? E se o líder do projeto mudar de ideia e quiser resgatar uma funcionalidade que já foi apagada?

O Git pode te ajudar com tudo isso!

O Git é um sistema de controle de versões que permite a criação de um histórico completo de alterações no código de um projeto, permitindo também que diversas pessoas trabalhem simultaneamente no mesmo projeto. Com ele você consegue manter o seu código organizado com a criação de históricos de funcionalidades. Além disso, é uma excelente maneira de gerar backups automáticos.

Ainda não está familiarizado com o Git? Não se preocupe e continue conosco que, neste texto, vamos te contar tudo sobre esta ferramenta que com certeza pode tornar o seu trabalho muito mais produtivo e seguro.

O que é o Git?

conheça django
O Git é um software de controle de versões onde é possível acessar o histórico de alterações no seu código, além de realizar a integração do trabalho em equipe | Imagem por Freepik

O Git é um software de controle de versão em código aberto gratuito criado por Linus Torvalds em 2005. Utilizado pela maioria dos desenvolvedores, ele é utilizado para criar o histórico de alterações no código do projeto, permitindo não apenas a visualização do fluxo de trabalho, mas também o retorno para qualquer ponto para saber o estado do código numa data específica.

Como projetos da vida real geralmente são desenvolvidos por várias pessoas trabalhando paralelamente, um sistema de controle de versões é necessário também para garantir que não haja conflito entre os diversos desenvolvedores envolvidos. É também uma excelente ferramenta para gerenciar as diversas mudanças pelas quais passa um determinado projeto, permitindo reverter alterações e voltar para uma versão mais antiga do código.

Como ele funciona?

O Git funciona a partir de repositórios, onde ficam armazenadas todas as partes de seu projeto. Normalmente, os repositórios ficam armazenados em servidores na nuvem (continue lendo que abaixo te falamos um pouco mais sobre eles 😉).

Quando um desenvolvedor vai trabalhar no projeto, ele faz uma cópia local do repositório em sua máquina. O Git possui uma arquitetura distribuída, isso significa que todo desenvolvedor tem uma cópia local do projeto em que está trabalhando, e que ele não precisa de acesso à internet para criar seu histórico de alterações.

Cada repositório dá origem a uma árvore (tree), iniciada a partir do código inicial do projeto, chamado de branch (galho) e a partir dele é possível criar novos branchs. A cada alteração, um novo branch é criado.

Hospedando os repositórios: Conheça o GitHub

O GitHub é um serviço online de hospedagem de repositórios Git da Microsoft. Nele, é possível manter todos os arquivos sincronizados. Além de repositório, o GitHub possui ótimas integrações e permite que usuários cadastrados na plataforma possam contribuir com outros projetos.

Se você quer saber mais sobre o GitHub, não deixe de conferir o nosso próximo texto. Nele, você vai encontrar tudo o que precisa saber para começar a usar o GitHub, especialmente se você trabalha com o Python.

Outros repositórios Git famosos são o GitLab e o BitBucket.

Quais as vantagens de utilizar o Git e o GitHub?

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido como o Git é fundamental para a rotina de desenvolvimento, certo? Mas aqui reunimos mais algumas vantagens que talvez você ainda não tenha pensado sobre:

É fácil contribuir para projetos de código aberto

Além de facilitar o trabalho em equipe, o Git também permite a colaboração em projetos de código aberto

Quase todos os projetos de código aberto usam o GitHub para gerenciar seus projetos. Com uso gratuito, ele possui um rastreador de problemas que facilita a inclusão de documentação mais detalhada e comentários.

Se você quiser contribuir com determinado projeto, basta obter uma cópia do projeto, fazer as alterações e enviar uma solicitação de revisão pela própria plataforma do GitHub.

Sistema de resolução de conflitos

O sistema de controle de fluxo de trabalho de vários desenvolvedores possui ferramentas de análise e resolução de conflitos quando o mesmo arquivo é editado por mais de uma pessoa em funcionalidades diferentes.

Snapshots

Com o Git é possível criar, a qualquer momento, vários snapshots do seu projeto, ou branchs. Isso é especialmente útil para momentos em que você deseja fazer uma alteração, mas ainda não deseja disponibilizá-la para mais ninguém até que consiga acertar tudo.

Você pode, então, criar um branch e trabalhar apenas nele até acertar todos os detalhes. Quando estiver tudo pronto, basta mesclar suas alterações com o projeto original.

Documentação

O GitHub possui uma documentação excelente. A seção de ajuda e os guias têm artigos para quase todos os tópicos relacionados que você possa imaginar.

Opções de integração

O GitHub pode se integrar com plataformas comuns como Amazon e Google Cloud. Ele também é capaz de destacar a sintaxe em mais de 200 linguagens de programação diferentes.

Acompanhe as alterações em seu código em todas as versões

Quando várias pessoas colaboram em um projeto, é difícil controlar as revisões – quem mudou o quê, quando e onde esses arquivos estão armazenados. O GitHub cuida desse problema, mantendo o controle de todas as mudanças que foram enviadas para o repositório.

Construa um portfólio e mostre o seu trabalho

O GitHub também serve como um portfólio para os seus projetos e é muito usado por recrutadores de grandes empresas

Você é um desenvolvedor que deseja atrair recrutadores? O GitHub é uma excelente ferramenta para isso. Hoje, ao procurar novos desenvolvedores para seus projetos, a maioria das empresas olha os perfis do GitHub. Se o seu perfil estiver disponível, você terá uma chance maior de ser recrutado.

Quer saber mais?

Não deixe de nos acompanhar em todas as redes sociais e assinar a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!

Baixe o nosso e-book agora mesmo

Adquira o seu e-book completo sobre Boas Práticas com o Python gratuitamente

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.