fbpx
Stack Overflow 2021: veja os resultados da Pesquisa Anual de Desenvolvedores

Stack Overflow 2021: tendências de tecnologia, mercado de trabalho e perfil de desenvolvedores ao redor do mundo

Acabaram de sair os resultados da Pesquisa Anual de Desenvolvedores da Stack Overflow, a maior comunidade dedicada à programação do mundo.

Em 2021, mais de 80.000 programadores e programadoras responderam a uma série de perguntas sobre suas vidas profissionais, rotinas de trabalho, tecnologias favoritas e expectativas para o futuro.

Os números levantados pela Stack Overflow 2021 também são um excelente termômetro para o mercado de trabalho, mostrando onde está a maioria das vagas e os salários das diferentes carreiras.

Neste texto, você vai encontrar um resumo sobre os principais pontos abordados pela pesquisa. Vamos lá?

Perfil dos desenvolvedores na Stack Overflow 2021

A geografia da pesquisa

Com caráter verdadeiramente global, a pesquisa anual da Stack Overflow recebeu contribuições vindas de todos os continentes. Assim como em edições anteriores, Estados Unidos e Índia são os países com o maior número de respostas. O Brasil ocupa a sétima posição.

Educação

Embora a grande maioria dos desenvolvedores profissionais possua um diploma de graduação ou pós-graduação, chama a atenção nos resultados desse ano o aumento das formações alternativas: cerca de ¼ dos entrevistados não fizeram universidade.

Um dado notável é que, com ou sem diploma universitário, a internet é o principal meio de aprendizado e aperfeiçoamento: mais de 60% dos entrevistados afirmam que usam a internet como principal meio de aprendizado. Eles aprendem com fóruns, vídeos e blogs. Cursos on-line com certificação foram citados por 40% dos desenvolvedores.

Principais meios para aprender a programar ou aperfeiçoar habilidades | Fonte: Stack Overflow 2021

Quer começar a programar com um curso com certificado amplamente reconhecido no mercado?

O nosso treinamento, Python completo – de Júnior a Sênior é o mais completo do mercado, com a melhor seleção de material didático e uma equipe pedagógica sempre aberta a tirar suas dúvidas. Com a gente você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções, contando com atualizações constantes.

Nunca é cedo demais para começar a programar

Na pesquisa desse ano, vimos um aumento dos desenvolvedores jovens: 32% têm menos de 24 anos e os desenvolvedores com menos de 18 anos somam 6,5%.

A pesquisa desse ano nos mostrou também que nunca é cedo demais para começar a aprender. Cerca de 11% dos desenvolvedores escreveram sua primeira linha de código com até 10 anos de idade:

Idade com a qual os desenvolvedores escreveram suas primeiras linhas de código | Fonte Stack Overflow 2021

Tecnologias amadas, temidas e desejadas

Todos os anos, a Stack Overflow pergunta a seus membros quais ferramentas e tecnologias eles estão usando no momento. Além disso, desenvolvedores também respondem quais tecnologias são mais amadas, temidas e desejadas em várias categorias.

Entre as mais desejadas, ou seja, as linguagens que desenvolvedores gostariam de aprender, Python ocupa a primeira posição:

Linguagens que desenvolvedores gostariam de aprender | Fonte Stack Overflow 2021

Python sobe para terceiro lugar como linguagem mais usada

JavaScript completa seu nono ano consecutivo como a linguagem de programação mais comumente usada. Para a maioria dos desenvolvedores, programação é programação web. Python trocou de lugar com SQL para se tornar a terceira linguagem mais popular.

Linguagens mais usadas | Fonte: Stack Overflow 2021

Linguagens do futuro

Este ano, no entanto, a pesquisa apresentou uma novidade: a seção Trabalhei com x Quero trabalhar, que mostra exatamente o que os desenvolvedores usaram no ano passado e no que desejam trabalhar no ano seguinte.

Como podemos ver pelo gráfico abaixo, Python é uma das principais linguagens citadas como expectativa de futuro.

Trabalhei com x Quero trabalhar | Fonte: Stack Overflow 2021

Descubra as ferramentas e frameworks mais utilizados

O .NET aparece em primeiro lugar entre tecnologias mais usadas, mas várias bibliotecas de ciência de dados para Python apresentem resultados fortes e crescimento (Numpy, Pandas, Keras, PyTorch, TensorFlow).

Bibliotecas de ciência de dados para Python apresentem resultados fortes e crescimento | Fonte Stack Overflow 2021

Quanto aos ambientes de desenvolvimento, o VS Code foi o líder disparado.

Ambientes de desenvolvimento | Fonte Stack Overflow 2021

Outro grande destaque foi o GIT: mais de 90% dos desenvolvedores responderam que usam o GIT. Ou seja, ele pode ser considerado uma ferramenta essencial e de quase unanimidade!

Dominando o Git com GitHub

Aprenda Git em 30 dias e desbloqueie sua carreira

Mercado de trabalho

81% dos desenvolvedores profissionais estão empregados em tempo integral, em comparação com 83% em 2020. A porcentagem de desenvolvedores profissionais que dizem ser contratados independentes, freelancers ou autônomos aumentou de 9,5% em 2020 para 11,2% em 2021.

Em geral, gerentes de engenharia, especialistas em DevOps e engenheiros de dados tendem a receber os salários mais altos.

Tags: | | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.