Um dos maiores desafios para desenvolvedores freelancers é fazer uma precificação correta, afinal, fazer um orçamento competitivo e justo não é uma tarefa fácil
Você, desenvolvedor freelancer, está cobrando o preço correto pelo seu trabalho? Será que o seu preço está realmente cobrindo todos os seus custos e despesas? Você tem certeza que está fazendo um orçamento competitivo, que valoriza o seu trabalho e atrai novos clientes?
A verdade é que precificar corretamente é um dos maiores desafios enfrentados por nós, empreendedores. Isso acontece porque, muitas vezes, não temos tão claro nossos custos e despesas de produção. Ou seja, tudo aquilo que você precisa pagar para oferecer o seu trabalho?
Ao elaborar o seu orçamento, você precisa pensar em alguns fatores básicos: não apenas o tipo de projeto, mas também o tempo de execução. Além disso, é importante também observar o prazo de realização, sua experiência profissional, seus custos de trabalho, Isso sem falar a sua margem de lucro ideal, claro!
São muitos fatores, não é mesmo?
Por isso, para te ajudar, elaboramos um passo a passo para precificação. Seguindo nossas dicas, você vai ter um orçamento competitivo e conquistar novos clientes, garantindo a sua independência financeira.
Confira nossas dicas a seguir!
Table of Contents
Por que trabalhar como freelancer?
Em texto anterior, já conversamos sobre as vantagens de trabalhar com Python como freelancer.
Combinar o trabalho remoto com total liberdade de escolher os próprios projetos e gerenciar as próprias horas de trabalho com toda a flexibilidade parece um sonho, certo?
A procura por programadores Python no mercado de tecnologia teve um grande crescimento nos últimos anos. Isso porque a linguagem foi adotada por praticamente todas as gigantes de inovação, como IBM, Amazon, Spotify e Facebook. Além disso, podemos destacar os investimentos pesados feitos pelo Google.
Essa explosão, o mercado de trabalho Python é um dos mais aquecidos do momento e é possível encontrar vagas em diversas áreas. Isso também se reflete no mercado para freelancers.
Você decidiu trabalhar como freelancer? Ótimo!
Elaborando um orçamento competitivo: passo a passo
Entenda o projeto
Para fazer um orçamento competitivo, é necessário entender exatamente o que você vai entregar. Portanto, entender o que o cliente espera receber é fundamental para evitar problemas futuros.
Por isso, você precisa visualizar bem a dimensão do projeto, quanto tempo você levará para executá-lo, todos os serviços que você talvez precise contratar e toda a complexidade envolvida. Por isso, não hesite em fazer perguntas e pedir mais detalhes.
Um orçamento competitivo deve considerar conhecimento e experiência profissional
Os conhecimentos necessários para desenvolver o projeto também devem ser levados em consideração na hora de orçar seu trabalho.
Um site em WordPress tem um preço diferente de um desenvolvido em Python ou Java. Aqui, é preciso também pensar na sua experiência profissional, se você está começando e precisa construir uma rede de clientes ou se já tem 10 anos de experiência e é conhecido no mercado.
Tempo de execução
Calcule quantas horas em média você precisará para desenvolver o projeto. No entanto, as horas de trabalho necessárias não são o único fator a ser observado. Pense também nas particularidades do projeto. Você consegue realizar tudo, vai precisar contratar e supervisionar alguém para fazer uma parte do projeto? O projeto tem urgência?
Custos fixos e variáveis
Ao calcular quanto deve cobrar por um projeto, você precisa levar em consideração também os seus custos de trabalho. Os gastos devem ser divididos em fixos e variáveis.
Gastos fixos são todos aqueles que você tem todo mês, independente de quantos projetos consiga. Por exemplo, gastos com eletricidade, internet e aluguel.
Por outro lado, os gastos variáveis são aqueles que mudam de acordo com os projetos. São eles: compra de materiais e custos necessários à execução do projeto, como hospedagem, fotos de bancos de imagem, templates, etc.
Defina o preço da sua hora de trabalho e sua margem de lucro ideal
Para calcular sua hora de trabalho, divida o seu salário ideal pelas horas que você precisa trabalhar no mês.
A margem de lucro ideal, por outro lado, não é uma conta tão simples. Ela é variável e deve levar em consideração alguns fatores. Por exemplo, sua posição no mercado, o relacionamento com o cliente, as possibilidades de um fluxo de trabalho constante ou não.
Estudar faz parte do trabalho de Python como freelance
Por fim, para ter sucesso trabalhando com Python como freelancer é importante se manter atualizado, separando um tempo da sua rotina para estudar.
Todo programador precisa ser analítico, atento a detalhes, estando sempre disposto a aprender e buscar soluções novas.
Aliás, grande parte dessas habilidades se adquire através de estudo constante. Nós aqui da ByLearn temos o curso de Python mais completo do mercado, com a melhor seleção de material didático e a melhor equipe de apoio pedagógico.
Quer saber mais?
Python Do Júnior ao Sênior – O curso Python mais completo do mercado
Newsletter
Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn