fbpx
Por que usar o Jupyter Notebook para desenvolver com Python?

Os notebooks, ou cadernos interativos, são documentos virtuais que permitem o trabalho colaborativo em tempo real. Por sua praticidade, eles estão crescendo em popularidade e estão cada vez mais presentes nas empresas, substituindo softwares tradicionais, como o PowerPoint nas apresentações.

Na área da programação, os notebooks permitem a execução de códigos com ferramentas de edição de textos comuns, permitindo documentar todo o processo de produção do código. Uma outra vantagem é que eles oferecem um output imediato do código, não sendo necessário compilar ou executar todo o documento para realizar testes.

Dentro da área das ciências de dados, os notebooks são especialmente importantes pois permitem também a execução de taregas que exigem exploração rápida. Há boas opções de escolhas para várias linguagens, como Python, Julia, Scala e SQL com poder computacional para realizar simulações e testes que exigem um grande conjunto de dados.

Neste texto, vamos focar no Jupyter Notebook, o mais popular notebook para ciências de dados.

O que é o Jupyter Notebook?

O Jupyter Notebook permite que você crie e compartilhe códigos, equações, visualizações e textos explicativos, além de ser uma ótima ferramenta para realizar simulações e testes sem precisar baixar grandes volumes de dados
O Jupyter Notebook permite que você crie e compartilhe códigos, equações, visualizações e textos explicativos, além de ser uma ótima ferramenta para realizar simulações e testes sem precisar baixar grandes volumes de dados | Imagem por stories – Freepik

O Jupyter Notebook é uma aplicação em código aberto que permite que você crie e compartilhe documentos com códigos, equações, visualizações e textos explicativos. Ele é especialmente usado para operações de física computacional e análises de grande volume de dados porque com ele você pode fazer anotações durante o processo, permitindo que você lembre o que fez e repita alguma operação quando necessário.

O Jupyter Notebook é um projeto derivado do projeto IPython e seu nome vem das principais linguagens de programação com suporte: Julia, Python e R. Além das vantagens para cálculos complexos, com o Jupyter Notebook, fica muito mais fácil manter o seu código organizado, limpo e em conformidade com as boas práticas da programação.

 Vantagens de usar o Jupyter Notebook

Tradicionalmente, os notebooks são usados para documentar pesquisas e assim facilitar a reprodução de seus resultados. Mas por que usar um notebook no lugar de um IDE ou um editor de texto tradicional?

A principal resposta para esta pergunta é que o Jupyter Notebook oferece um ambiente para exploração, colaboração e visualização. Uma outra vantagem é que ele é configurado em um ambiente de cluster, o que permite que você utilize os recursos do seu laptop e opere junto a um sistema complexo de dados online sem precisar baixar uma cópia local.

Principais recursos do Jupyter Notebook

Listamos aqui as principais vantagens do Jupyter Notebook, confira nossa lista:

  • Facilidade para criar protótipos de forma rápida
  • Execução e visualização da saída do código em cada célula.
  • Interface amigável.
  • Possibilidade de escrita de textos com Markdown.
  • Ótima ferramenta para exploração.
  • É possível atualizar o notebook (ou partes dele) com novos dados, executando novamente as células. Você também pode copiar a célula e executar a cópia novamente apenas se desejar manter um registro da tentativa anterior.
  • Facilita o fluxo de trabalho desde o teste das ideias até a primeira implementação do código.

Python para ciências de dados: um mercado promissor

O mercado de trabalho para ciências de dados está em crescimento, com grande procura por profissionais qualificados e salários iniciais de até 5 mil reais

Python é a melhor e mais usada linguagem para ciências de dados. Ao dominá-la, você abrir novas portas de carreira e entrar num dos mercados com maior média salarial da área de tecnologia e alta demanda por profissionais qualificados.

O que você está esperando?

Aqui na ByLearner nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe grátis nosso e-book completo clicando no link abaixo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.