fbpx
Conheça o mercado de trabalho no exterior para programadores

Com o real desvalorizado, a possibilidade de ganhar em dólar ou euro soa cada vez atrativa, a boa notícia é que o mercado de trabalho no exterior para programadores cresce a cada dia

Você sempre quis trabalhar no exterior, mas não sabe por onde começar?

Você sabia que diversos países recrutam desenvolvedores de outros países? São centenas de vagas abertas, com salários altos e processo simplificado para visto de trabalho. É a oportunidade perfeita para quem quer ter uma experiência em outro país.

Não é para você? Quer ganhar em euro ou em dólar, mas continuar morando no Brasil? Essa é outra opção! Centenas de empresas estrangeiras têm posições abertas para trabalho remoto.

No artigo de hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o mercado de trabalho no exterior para programadores e te ajudar a se preparar para conseguir a vaga dos seus sonhos!

Mercado de trabalho no exterior para programadores: vida em outro país ou trabalho remoto

Quando falamos em uma carreira internacional na área de tecnologia, existem basicamente duas opções. Você pode fazer suas malas e entrar num avião para começar uma vida nova em outro país. Ou você pode continuar no Brasil ganhando em dólar ou euro.

Por isso, se você está de olho no mercado de trabalho no exterior para programadores, o primeiro passo é decidir qual dos dois modelos de trabalho é o melhor para você.

Atualmente, muitas empresas estrangeiras adotam GEOs, Global Employment Organization. GEOs são empresas que possuem sedes em diferentes países e emitem notas fiscais internacionais. Dessa maneira, você tem um contrato via CLT e trabalha para fora. 

Mas se o plano é mudar de país, fique de olho em empresas que oferecem visto de trabalho e ajuda para realocação. Normalmente, as  vagas desse tipo anunciam visa sponsorship.

Preciso de um diploma universitário para trabalhar no exterior como programador?

Para a maioria dos países, não! Apesar de as exigências variarem de acordo com o país. No entanto, para a maioria dos lugares, vale mais a experiência comprovada na área. Na Europa, por exemplo, você vai precisar do Blue Card e para consegui-lo vale tanto o diploma, quanto 5 anos de atuação na área.

Quais países têm um bom mercado de trabalho para programadores?

A verdade é que existem boas vagas para desenvolvedores em todo o mundo. Decidir para onde ir é uma questão de escolha pessoal. Avalie o seu perfil, as características do seu país destino, se você fala a língua local, o clima. 

Como ser chamado para um trabalho no exterior

O primeiro passo é organizar e completar bem o seu LinkedIn em inglês. Depois, coloque que está aberto para novas oportunidades. É fundamental também dar uma atenção especial ao GitHub, dando destaque aos seus melhores projetos.

Além disso, você precisa ficar de olho em plataformas de vagas gringas. 

Assim como no Brasil, no exterior também existem plataformas de vagas que divulgam oportunidades. Faça seu perfil também nessas plataformas e comece a filtrar as vagas que se encaixam no seu perfil profissional.

Estude bastante e se prepare para as entrevistas

Para ter sucesso em um trabalho no exterior, é necessário estudar e se manter sempre atualizado
Para ter sucesso em um trabalho no exterior, é necessário estudar e se manter sempre atualizado

Defina bem que tipo de vaga você está procurando e estude bastante para as entrevistas, que costumam ser bastante técnicas. Também é importante se preparar para entrevistas live coding. Nelas, você prova suas habilidades ao vivo para o recrutador. Esse tipo de seleção é bastante comum no exterior.

Além disso, você precisa estar afiado no inglês. Tenha em mente que, não importa o seu país de destino, provavelmente inglês vai ser a língua usada no trabalho.

Por fim, para ter sucesso em um trabalho no exterior, é importante se manter atualizado, separando um tempo da sua rotina para estudar.

Todo programador precisa ser analítico, atento a detalhes, estando sempre disposto a aprender e buscar soluções novas.

Aliás, grande parte dessas habilidades se adquire através de estudo constante.

Nós aqui da ByLearn temos o curso de Python mais completo do mercado, com a melhor seleção de material didático e a melhor equipe de apoio pedagógico.

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.