fbpx
Os 3 melhores frameworks para desenvolvimento Mobile com Python

Como já falamos neste texto, até poucos anos atrás Python não era uma escolha comum para desenvolvimento mobile. No entanto, esta má fama ficou definitivamente no passado. Boa parte dessa mudança está na existência de excelentes frameworks para desenvolvimento mobile com Python, em sua grande maioria de código aberto, o que significa que são gratuitos e possuem uma vasta documentação on-line disponível.

Neste texto, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre os três principais frameworks para desenvolvimento mobile com Python: PyQt, BeeWare Project e, claro, o mais completo e amado deles pelos desenvolvedores, o Kivy.

Temos certeza que, depois de ler nosso texto, você vai ficar morrendo de vontade de desenvolver o seu próprio aplicativo mobile usando o Python 😊

Vamos lá?

 Por que usar escolher Python para desenvolvimento mobile

Com um bom uso dos frameworks para desenvolvimento mobile com Python, o trabalho torna-se agradável e rápido.
Com Python é possível escrever o mesmo código com muito menos linhas, uma grande vantagem para o desenvolvimento mobile | Imagem por Freepik

Você já deve estar cansado de saber as razões que fizeram do Python uma das linguagens mais usadas e amadas na indústria de software, certo? Os motivos são claros: trata-se de uma linguagem de alto nível, completa e versátil, ao mesmo tempo em que possui uma sintaxe simples e intuitiva.

Mas o que isso significa quando falamos especificamente de desenvolvimento mobile?

O primeiro ponto ao se pensar é que o desenvolvimento mobile com Python tem menos passos quando comparado com outras linguagens, como Java, C ou PHP. Assim, é possível escrever um código com a mesma função e muito menos linhas.

Por ser fácil de ler e possuir uma sintaxe clara, é possível entender seu código intuitivamente, sem a necessidade de conhecimentos prévios em outras linguagens. É também uma linguagem limpa, marcada por um baixo uso de caracteres especiais, quase nenhum uso de palavras-chave de compilação e o uso de indentação para marcar blocos. Portanto, é muito simples seguir o raciocínio de programação e não há trechos de códigos inúteis, o que torna o trabalho mais rápido e oferece um excelente ambiente para os desenvolvedores.

Mas não se engane com esta simplicidade. Apesar de simples, Python é uma linguagem poderosa, capaz de criar estruturas de dados complexas e compatível com a grande maioria dos sistemas operacionais. É possível usá-lo para criar aplicativos móveis para Android, iOS e Windows Phone e, com um bom uso dos frameworks para desenvolvimento mobile com Python, é um trabalho agradável e rápido.

Os 3 melhores frameworks para desenvolvimento mobile com Python

1. PyQT

O PyQT é um o binding mais famoso do Python para o QT.

Originalmente criado para o desenvolvimento de aplicações desktop usando C++, o Qt atualmente é um framework multiplataforma muito utilizado para aplicações mobile por ser compatível com a grande maioria dos sistemas, como Android, iOS, Windows Mobile e BlackBerry. Ele é utilizado por grandes empresas, como Google, NASA, Disney, Samsung e Volvo.

O PyQt utiliza a IDE QtDesigner e está disponível com licença open source e de uso comercial. A sua grande vantagem é disponibilizar toda a riqueza de recursos do Qt com a praticidade e produtividade do Python.

2. BeeWare Project

O BeeWare Project permite que você escreva suas aplicações com um código base único e publique em plataformas diferentes sem precisar de adaptações

“Escreva uma vez. Publique em todo lugar”. Esta é a grande promessa do BeeWare Project, um projeto de código aberto multiplataforma que oferece diversas ferramentas e camadas de abstração para permitir que você escreva aplicativos mobile com aparência nativa usando Python.

A ideia é simples e inovadora entre os frameworks para desenvolvimento mobile com Python: o BeeWare permite que você escreva seus apps com um código base único e publique sem nenhum problema em múltiplas plataformas, como iOS, Android, Windows, MacOs, Linux, Web e tvOS, sem precisar reescrever nada e usando as ferramentas nativas do Python.

O site do projeto em português explica:

“Os usuários finais não devem ter que se importar com a linguagem em que suas ferramentas estão escritas. E isso começa com parecer e se comportar como ferramentas completamente nativas. Aparência nativa, comportamento nativo, entregues na forma como uma aplicação nativa é entregue. Por que as ferramentas do Python não deveriam se adequar tão bem como uma ferramenta nativa?”

No entanto, o BeeWare tem a desvantagem de ser um projeto ainda bastante novo, o que significa que o usuário terá um pouco mais de trabalho com possíveis mudanças de API, bugs ou falta de algumas funcionalidades.

3. Kivy

Finalmente chegamos à grande estrela entre os frameworks para desenvolvimento mobile com Python: Kivy.

Kivy é a biblioteca mais completa para o desenvolvimento de aplicações multiplataforma em Python. Com ela, você pode desenvolver não apenas para mobile, mas também para desktop. Ou seja, com apenas um código é possível gerar 4 versões executáveis, para rodar em iOS, Android, Windows e OSX.

Ela possui código aberto e segue o padrão NUI – Natural User Interface, que é muito parecido com as interfaces que costumamos usar no dia a dia. Ela possui versões próprias para botões, rótulos de textos, formulários e assim por diante, o que garante consistência e portabilidade para o seu aplicativo.

Assim como o Python, a Kivy possui sua própria filosofia que pode ser resumida em algumas palavras-chave: moderna, rápida, flexível, focada, comunidade e gratuita. Ela também tem a sua própria linguagem para organização e estruturação, a Kivy Language. Com a Kylanguage, você pode organizar a árvore de widgets utilizados e determinar propriedades e funções entre eles, separando a lógica da programação da interface do usuário.

Por ser completamente escrita em Python, você consegue dominá-la rapidamente. Além disso, ao contrário da BeeWare, ela possui uma comunidade ativa e é muito estável.

Que tal aprender Python em 2020?

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Aprender Python vai abrir novas portas profissionais: é a linguagem de programação que mais cresce no mercado, com salários acima da média e vagas nas mais diversas áreas de atuação | Imagem Freepik

Aqui na ByLearner nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe aqui nosso e-book completo e totalmente gratuito

E você? Já trabalha com algum desses frameworks? Tem algum outro para
recomendar?

Nos siga em todas as redes sociais para trocarmos algumas ideias e não
esqueça de assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.