fbpx
Como o Python facilita a vida do programador?

Criada em 1991, a linguagem Python era famosa inicialmente sobretudo para processos de automação e ciência de dados. Era vista com preconceito, considerada como um “tapa-buracos” para desenvolver protótipos que iriam ser aplicados com outras linguagens. No entanto, nos últimos anos, ela foi alçada à primeira classe das linguagens de programação e se tornou extremamente usada para os mais diversos fins, conquistando o terceiro lugar no ranking do GitHub de popularidade. Hoje em dia, é consenso que o Python facilita a vida do programador e é difícil encontrar uma grande empresa de tecnologia onde ele não seja amplamente utilizado.

Python está em todo lugar: não só na inteligência artificial como também até nas criptomoedas, passando por análise de dados e computação gráfica e as empresas buscam cada vez mais profissionais que o dominem.

É uma linguagem em código aberto que oferece interoperabilidade, robustez e um suporte multiplataforma, tudo isso com a simplicidade de uma sintaxe enxuta e intuitiva, com documentação aberta, rica e detalhada, toda disponível on-line, o que significa rapidez no aprendizado e uma grande rede de usuários para troca de soluções.

Neste texto vamos saber um pouco mais de cada uma dessas características que, juntas, mostram como o Python facilita a vida do programador. Vamos lá?

Simplicidade e legibilidade

python facilita a vida do programador através de simplicidade
Python é uma linguagem simples, legível e intuiva | Imagem Freepik

Produtividade e legibilidade são os pilares de fundação do Python. Por isso, ele possui uma síntese clara e elegante, com ênfase em linguagens naturais, o que facilita bastante a sua leitura. É possível entender seu código intuitivamente e de maneira fluída, sem a necessidade de conhecimentos prévios em outras linguagens.

É também uma linguagem limpa, marcada por um baixo uso de caracteres especiais e quase nenhum uso de palavras-chave de compilação.  Ela também utiliza indentação para marcar blocos. Portanto, é muito simples seguir o raciocínio de programação e não há trechos de códigos inúteis. Essa simplicidade do Python facilita a vida do programador, que consegue escrever e executar tarefas muito mais rápido.

Essa orientação à simplicidade e fluidez foi traduzida em uma lista de 19 princípios desenvolvidas pelo programador Tim Peters e ficou conhecida como o Zen do Python. Ficou curioso para saber mais sobre esta incrível lista de aforismo? Aqui te contamos tudo.

Python facilita a vida do programador através do código aberto e amplas bibliotecas

Python é uma linguagem de código aberto e possui todos os seus documentos disponíveis on-line, com acesso livre e em português. Além de sua documentação oficial e dos registros de desenvolvimentos e testes, há muito material didático, guias, tutoriais e outros conteúdos digitais de acesso gratuito. Um bom exemplo da oferta de materiais didáticos de acesso livre é o nosso e-book Boas práticas com Python, não deixe de baixar no link abaixo.

Boas práticas com Python

Baixe aqui no nosso e-book totalmente de graça

Com certeza, a ampla biblioteca disponível é um dos principais fatores que atestam como o Python facilita a vida do programador, especialmente se você está trabalhando em um grande projeto. Existem bibliotecas especializadas em tudo o que você possa imaginar, que podem acessadas através de listas disponíveis no Python Package Index (PyPI).

Como por exemplo::

  • BeautifulSoup: ferramentas para programação e extração de dados HTML
  • NumPy e Matplotlib: para acelerar operações de matemática e estatística, criando visualizações de dados. 
  • OpenCV: para processamentos de dados
  • Requests: Biblioteca HTTP com licença Apache 2.0. Biblioteca para solicitações HTTP.
  • TensorFlow: Machine learning

Reusabilidade de códigos

Pensando na reutilização de códigos, Python é uma linguagem modular, ou seja, é organizada a partir de funções agrupadas em estruturas chamadas de módulos, que podem ser desmontados e divididos em componentes para reutilização em outros programas.

Com esse aproveitamento de códigos criados anteriormente e de funcionalidades já testadas, o Python facilita a vida do programador, permitindo-o  que economize tempo no desenvolvimento e na resolução de problemas.

Grande e ativa comunidade para soluções de problemas

Python possui uma comunidade ativa e engajada, sempre disposta a ajudar a pensar em soluções e resolver problemas | Imagem: studiogstock / Freepik

A comunidade Python é inacreditavelmente ativa e conta com milhares de desenvolvedores dispostos a ajudar na solução de problemas, geralmente de maneira rápida e eficiente.

Com toda a certeza, a comunidade Python facilita a vida do programador, que sempre encontra apoio on-line e verdadeiros atalhos para resolução de problemas.

Os fóruns de desenvolvedores Python possuem membros engajados e abertos a explorar novas abordagens e compartilhar soluções inovadoras, o que é de grande importância não somente para programadores iniciantes com dúvidas básicas, mas também para desenvolvedores experientes com problemas complexos.

Ampla aplicabilidade

Além de todos esses fatores, Python facilita a vida do programador por ser uma linguagem com ampla aplicabilidade, sendo considerada verdadeiramente universal e podendo ser usada tanto para a programação orientada a objetos quanto programação estruturada. Ela atende a diversas necessidades e dominá-la permite que o programador tenha várias opções de carreira, podendo mudar de área com facilidade.

Python vem ganhando cada vez mais espaço em grandes empresas como Google, YouTube, Instagram, Amazon e IBM, o que abre muitas possibilidades de vagas, tanto no Brasil, quanto no exterior. Quer saber mais sobre o mercado de trabalho Python? Aqui te contamos tudo o que você precisa saber!

Multiplataforma

Python é uma linguagem interpretada e por isso roda em qualquer plataforma que possua um interpretador, podendo ser utilizados os sistemas MacOs, Linux ou Windows. É também uma linguagem que pode dialogar com outras, através de dialetos, como o Jython, uma possibilidade de escrever Python em Java.

Além disso, ele possui frameworks que permitem o desenvolvimento para ambientes variados, como desktop, web ou móvel. O que permite o trabalho em áreas tão diversas como cálculos avançados e desenvolvimento de jogos.

Então, vamos aprender Python?

Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você aprende tudo o que precisa sobre o Python, a linguagem que facilita a vida do programador e que está sendo cada vez mais requisitada nas empresas. Se você ainda está em dúvida se vale a pena aprender Python, neste texto te contamos todas as vantagens dessa linguagem que não para de crescer.

Além do nosso curso, nós aqui da ByLearn preparamos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Tags: | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.